Foco! Você tem?

Foco, essa é uma característica essencial para o desenvolvimento de nossas vidas. Seja no âmbito pessoal ou profissional.

Mas, o quão focado você realmente está em seus objetivos?

Suas ações realmente estão alinhadas com aquilo que deseja? Ou tem perdido tempo em coisas que não agregam nada para que seus objetivos sejam alcançados?

Redes sociais, mundo digital, problemas secundários, eles têm tomado mais tempo do que deveriam da vida de muitas pessoas. Ou seja, o foco anda em lugares totalmente errados.

E se você fizer uma análise rápida, perceberá que também não está focado no que de fato quer para sua vida.

Basta se questionar sobre quanto tempo você gasta se preocupando com curtidas, com a opinião de terceiros ou até mesmo com assuntos fúteis, e quanto desse mesmo tempo é gasto na execução de ações para a concretização de metas.

Provavelmente você deve ter percebido que essa balança não anda equilibrada, não é mesmo?!

Mas calma que nem tudo está perdido!

Para te ajudar a encontrar o foco novamente em sua vida, separei aqui algumas dicas de como melhorar e direcionar o seu foco. Confira!

Como melhorar o seu foco planejando o seu dia

Um dos inimigos do foco é não saber o que precisa ser feito. Quando você não organiza as tarefas, elas acabam se acumulando, e não é possível saber o que é prioridade.

Por isso, comece planejando o seu dia. Estabeleça quais as tarefas que precisam ser cumpridas, a prioridade, e quando você vai fazer cada uma delas.

Use apps para controlar o uso das redes sociais

As redes sociais podem parecer inofensivas, mas elas interferem diretamente no foco, produtividade, e até mesmo no bem-estar mental.

Por conta disso, uma das dicas é que você use apps para controlar o uso dessas plataformas. Com eles, é possível bloquear o acesso as redes sociais temporariamente, e até mesmo saber quantas horas do seu dia você gasta nelas.

Use técnicas de produtividade

Mais uma das dicas para melhorar o seu foco é usar técnicas de produtividade. Elas são excelentes para quem precisa lidar com um grande volume de tarefas diariamente, seja estudando, trabalhando ou até mesmo com afazeres domésticos.

Existem várias técnicas que você pode usar. Uma das mais populares é a Pomodoro.

Ela funciona de maneira simples. Você irá se concentrar por 25 minutos na tarefa que precisa fazer. Quando esse período terminar, você poderá descansar 5 minutos.

Depois de quatro períodos de 25 minutos completados, você deverá fazer um intervalo de 15 minutos. Estes intervalos irão te ajudar a aliviar a mente, evitando sobrecarregar o seu cérebro.

Durma e acorde cedo

A falta de uma noite tranquila de sono é um dos principais vilões do foco. Não importa o nível de tarefas que você tenha, se estiver com sono ou cansado por conta de uma noite mal dormida, terá dificuldades.

Por isso, o melhor que tem a fazer é dormir cedo, e também acordar cedo. Você verá como uma noite de sono completa fará toda a diferença na sua energia, foco e até mesmo atenção.

Com essas dicas, será mais fácil manter o foco em diferentes aspectos da sua vida. Comente abaixo qual a maior dificuldade em ficar focado na sua rotina!

Gostou?

E aí, Foco! Você tem?

Venha bater um papo gratuito sobre como funciona um processo de coaching e descobrir como estas ferramentas podem lhe auxiliar nestas e em muitas outras buscas.

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip