3 competências para o sucesso profissional

Crescer na profissão é um objetivo compartilhado por muitas pessoas hoje em dia. Mas, o que realmente é necessário para tornar isso realidade? Quais são as 3 competências para o sucesso profissional que devemos desenvolver para alcançar nossos objetivos de carreira?

É comum escutarmos ao longo de toda a nossa vida, que não são todos que alcançam o sucesso e que isso é uma questão de sorte.

E muita gente realmente acredita que para ter algo na vida, alcançar uma meta, é necessário ter um golpe de sorte. Acontece que resultados não tem nada a ver com sorte.

Alcançar objetivos profissionais, como uma promoção, uma mudança de área ou até mesmo a abertura de um negócio depende do seu trabalho, e de como você usa as suas habilidades para alcançar os objetivos.

Existem uma série de competências para o sucesso profissional. Contudo, três delas são consideradas os pilares. E é sobre essas competências que o artigo de hoje vai mostrar.

Confira!

Competências para o sucesso profissional: Autoconfiança

Uma das competências que você precisa desenvolver para alcançar o sucesso profissional é a Autoconfiança.

Você acredita que é capaz? Quantas vezes já deixou alguma oportunidade passar por conta da falta de autoconfiança em suas próprias habilidades? Você já deixou de falar algo importante com o seu gestor por medo?

Acredite, é desenvolvendo essa competência que você sentirá mais segurança para se aventurar e seguir adiante rumo a construção do seu sucesso profissional.

Ser autoconfiante às vezes pode ser encarado como um excesso de convencimento aos olhos de algumas pessoas.

Mas, a verdade é que essa é uma das principais competências para qualquer profissional, pois, mesmo que algo não saia como planejado, ele saberá como lidar com a situação.

Persistência

O segundo pilar das competências para o sucesso profissional é a persistência. Como diz aquele velho ditado, a vida é feita de altos e baixos.

A verdade é que provavelmente você vai encontrar vários obstáculos ao longo da sua carreira. Mas o que fará a diferença é como você vai lidar com eles.

Quem desiste no primeiro desafio nunca vai conseguir concretizar uma meta. Apenas aqueles que veem o obstáculo e encaram ele de frente, mesmo que acabem caindo e tendo que levantar novamente, é que terão tudo aquilo que almejam para a carreira.

Ambição de carreira

Você já percebeu como a maioria das pessoas tem o seguinte pensamento: “Conseguir um emprego estável e sossegar”. Mas, porque parar, se você pode sempre evoluir em sua vida profissional?

O terceiro pilar das competências para o sucesso profissional é justamente ser ambicioso na carreira. Ninguém sai do lugar se também não tiver essa vontade de crescer e melhorar.

E essa ambição não quer dizer necessariamente querer chegar a presidência da empresa, afinal, não são todos que querem esse tipo de cargo.

Mas é querer evoluir profissionalmente, obter mais conhecimento, se tornar expert na área de atuação, criar um networking sólido, tudo isso se enquadra dentro da ambição de carreira.

Desenvolver essas três competências para o sucesso profissional não é uma tarefa fácil. Isso porque, é necessário mudar muitos vícios mentais que são construídos ao longo do tempo. Por isso, é importante ter o auxílio de um processo coaching nesta etapa de aperfeiçoamento pessoal.

E aí, gostou de saber sobre as 3 competências para o sucesso profissional?

Venha bater um papo em uma sessão experimental gratuita. Você irá se surpreender com a sua força em desenvolver competências.

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip