Como escolher o melhor processo de coaching

O processo de coaching ganhou muita popularidade nos últimos anos. E não é por acaso que ele vem conquistando mais e mais adeptos a cada dia.

Esse processo envolve várias modalidades que se aplicadas corretamente podem fazer toda diferença no que se refere ao alcance dos seus objetivos e metas de vida.

Mas, a pergunta que muita gente se faz quando houve falar em processo de Coaching é:

# O que fazer para escolher o método de Coaching mais adequado? Como escolher o melhor processo e obter bons resultados seguindo por esse caminho?

Se você deseja alcançar suas metas por meio do auxilio de um coach, precisa saber como escolher o método que mais se adequada ao seu perfil.

E para te ajudar nesse sentido, separei nesse post algumas dicas, confira!

Como escolher o melhor processo de coaching: Defina o que você deseja

Para escolher o processo de coaching mais adequado para o seu caso, antes é necessário definir o que você deseja obter com esse tipo de processo.

E nesse caso é necessário pesquisar muito.

É com base nas suas referências que o coach poderá indicar as ferramentas mais adequadas. É preciso ter em mente que existem vários tipos de objetivos e metas que podem ser alcançados com essa metodologia.

E é apenas sabendo que tipo de abordagem você deseja que será possível escolher entre as alternativas disponíveis.

Seja claro e direto ao traçar seu objetivo

Não tem como encontrar o processo de coaching ideal para você sem estabelecer de forma clara e direta as metas e objetivos que espera alcançar.

Coisas como “eu quero mudar minha vida” são subjetivas demais. Lembre-se que o coach trabalha com processos e objetivos específicos.

É preciso expressar de forma direta o que você deseja mudar em sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional.

É traçando suas metas com foco e clareza que será possível criar um plano de ação realmente eficaz, bem como usar as melhores ferramentas para você conseguir chegar lá.

Qual é o seu grau de compromisso?

Um dos maiores erros quando se fala em processo de Coaching é achar que o coach irá fazer tudo por você.

Tenha em mente que esse profissional servirá como uma espécie facilitador, mas é você o responsável pela concretização das metas e transformação da sua vida.

Por isso você precisa estar totalmente comprometido com o processo. Todo seu foco, energia e tempo devem estar direcionados para o objetivo que o levou a buscar ajuda através do processo de coaching. Costumo dizer que o coach ajuda seus coachees a encontrarem caminhos e possibilidades.

Nada de ficar jogando essa responsabilidade em outras pessoas. Você sempre será o agente central da sua transformação.

Então tome essa responsabilidade para si para que o processo de Coaching realmente gere resultados.

Saiba escolher bem o seu coach

Ao mesmo tempo em que ganhou notoriedade, o processo de coaching também foi bastante banalizado.

E o motivo disso ter acontecido é porque, existem muitas pessoas que se dizem coach, quando na verdade não possuem qualquer tipo de formação na área.

E isso pode ser extremamente prejudicial para a sua jornada de transformação.

Sendo assim, é fundamental escolher um profissional qualificado para te orientar. Ou seja, que tenha formação na área, que exerça a função de coach corretamente, e de preferência que já tenha experiência nesse meio.

Portanto, seguindo essas dicas, com certeza sua chance de optar pelo processo de coaching adequado e que vai lhe ajudar a atingir seus objetivos bem como traçar um caminho de sucesso em sua vida são enormes. Tudo é uma questão de saber quais atitudes tomar ou quais passos seguir!

Ficou com alguma dúvida sobre o processo de coaching? Então aproveite para deixá-la nos comentários e batermos um papo.

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip