Coaching de carreira. Quando procurar?

Você já ouviu falar de coaching de carreira? Esse tipo de alternativa tem se tornado cada vez mais popular entre pessoas que têm dúvidas sobre a vida profissional.

E apesar de muita gente ter certa desconfiança quanto ao assunto, a verdade é que esse tipo de processo é fundamental tanto para quem está ingressando agora no mercado de trabalho, como para quem já está nele, mas se encontra sem rumo ou com algumas dúvidas.

Por isso, continue lendo esse post até o final e confira informações valiosas sobre o que é Coaching de carreira, os benefícios da sua contratação e quando você deve procurar esse tipo de serviço.

O que é Coaching de carreira

O coaching de carreira é um processo onde o coach irá ajudar o cliente a desenhar, descobrir e traçar formas de alcançar seus objetivos profissionais. E isso envolve uma grande gama de possibilidades.

O coach irá, por meio de uma série de técnicas e métodos comprovados, maximizar as habilidades e competências do cliente, fazendo com que ele alcance a tão desejada realização profissional. O processo também pode ser útil em problemas específicos na carreira do cliente.

Desde a dificuldade de gerir equipes, até mudanças na área de atuação ou até mesmo uma necessidade de reavaliação da carreira como um todo.

Benefícios do Coaching de carreira

O coaching de carreira pode trazer uma série de benefícios para o profissional. Além de servir como suporte na jornada de descoberta sobre a vida profissional, ele também pode:

·         Desenvolver habilidades

Através do coaching de carreira, você pode desenvolver tantos as habilidades que já possui, como descobrir novas competências. Dessa maneira, é possível se tornar um profissional ainda melhor.

·         Concretização de metas

Muitas vezes, por conta da confusão mental relacionada a carreira, muitos profissionais não conseguem concretizar metas. Por meio do coaching de carreira, você conseguirá estabelecer as ações que precisam ser realizadas para seus objetivos serem concretizados.

·         Mais facilidade para lidar com transições e mudanças

Muitos profissionais que já estão há anos em uma mesma área ou cargo, podem ter dificuldades quando mudanças e transições ocorrem. É comum que eles tenham quedas na produtividade, e muitos até não consigam mais encarar a profissão da mesma maneira.

O coaching de carreira também irá ajudar nesse sentido. Por meio de técnicas únicas, você conseguirá se adaptar a essas transformações, e até mesmo entender se o lugar onde se encontra atualmente, é realmente onde desejaria estar.

E esses são apenas alguns dos benefícios desse tipo de processo.

Quando procurar um Coaching de carreira

O coaching de carreira deve ser procurado a qualquer momento que você se sentir inseguro ou com dúvidas em relação a sua vida profissional. Para muita gente, esse tipo de sentimento surge logo no início, quando precisam decidir qual caminho decidir.

Já para outras pessoas, esse tipo de insegurança pode surgir quando um projeto muito almejado recebe o sinal verde, uma nova equipe entra na empresa, ou até mesmo há mudanças na cultura organizacional.

Logo, esse tipo de processo deve ser uma alternativa sempre que você sentir alguma necessidade de orientação sobre sua vida profissional.

O coaching de carreira pode te ajudar a realmente descobrir o que você deseja para sua vida profissional. Através dele, além de se autoconhecer como profissional, você ainda poderá definir quais caminhos seguir, para alcançar os seus objetivos. Por isso vale à pena procurar esse tipo de suporte.

Agende um bate papo inicial gratuito para conhecer as ferramentas deste processo.

Espero você.

Até mais.

Um abraço,

Renato Dip